Algo Novo

domingo, 11 de abril de 2010


Por vezes, pensar é mais complicado que escrever

Escrevo nessas horas sem pensar

Se penso, escrevo anedotas

Se escrevo anedotas me perco.

Se me perco, não me encontro

Se não me encontro, perco o que penso dentro de mim.

Daí, não sai nem mesmo um texto,

Ou sequer uma frase.

Assim, é difícil dizer,

Pensar algo novo se me torna martírio

Pois sofrível se torna o hoje

Quando todos esquecemos que amanha é outro dia

Quem sabe amanha eu escreva?

Pensar é cansar-se parado

Cansar-se é pensar em demasia

Demasia é a morte para o conservador

Quando algo é demais, qualquer um desconfia,

Assim como o santo e a esmola

Refletir é pensar descansado

Mas descansar é não pensar ...

Nem refletir

É descansar

E apenas isso!

A paz é algo que se faz

Seja para o mundo

Seja para si próprio

É um castelo de tijolos soltos construído por nós

É algo que se conquista

É uma busca incessante

Seguem-se as pistas

Pelo caminho elas estão espalhadas

Basta para elas olharmos

Nos agacharmos e pegá-las

Quase em uma reverência

E quando menos esperarmos

A paz se nos manifesta como um primeiro raio de sol do dia

Pense menos

Escreva mais

E leia menos se necessário for

Pois nem todos sabem escrever

Assim como nem todos sabem pensar

Mas quando se escreve, sabe-se pensar

E se sabemos pensar, escrever torna-se fácil

Agradar a todos que sempre será difícil

Só o tempo dirá o que há

Ou o que falta

Ou o que temos.

Coletamos durante a vida um excesso de bagagem

Desfaremo-nos dela em breve

Esse breve pode durar anos

E os anos podem ser como em dias

Não entendes, te explico!

Não sei explicar, me calo.

A vida é um martírio,

Uma repetição de atos,

De coisas.

Basta lermos nossos dias

e interpretarmos o que dele vier

Repita o que te agrada

Não se importe com a rima

Pois a rima é um controle descontrolado

Imposição desenfreada

Maquina dominadora da mente

Não rime seus versos com os dos outros

Não aja como eles.

Seja o que te satisfaz

Mas preocupe-se com os outros

Preocupe-se em ver quem se preocupa contigo.

Se te impõem algo,

Imponha-se-lhes como humano que és

Pois mais é feliz aquele que pensa pouco

Pois se pouco se pensa, pouco se preocupa

Se pouco se preocupa, menos ainda se tem a pensar

E assim tornar-nos-emos felizes,

Isso nos basta por ora!


Pedro Guisax

0 comentários: