Certa Vez

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Abrindo um parentese aqui nas reflexoes dos amigos, queria dizer e agradecer ao pessoal do queluz pela amizade!
Como o titulo, certa vez tentei encaminhar um e-mail para a caixa da galera agradecendo o apoio em momentos dificeis!
E lembrando das alegrias nas idas ao Sitio de Pedro!
Meus grandes amigos Stefan e Vitoreti, que me apresentaram o grande Pedro e compania, só tenho a agradecer vocês!

Prezo por encontro da galera sempre que possível, pois é muito agradavel a presença de todos!

Queria deixar uma frase pra os amigos que é o que reflete muitas coisas que vejo hoje, ou seja,
pra não ter raiva ou mágoa do passado, pois ele ensinou muito, viver muito o presente, e com um olhar no futuro, pois ele nos reserva coisas que hoje podemos achar que nao há como, mas há sim, como diz a velha frase de nossos avós!
A esperança é a ultima que morre, e quando você acha que tá sozinho, você tem pessoas legais ao seu lado!
Valeu galera abração!!!!

(Fábio Goulart)

Algo Novo

domingo, 11 de abril de 2010


Por vezes, pensar é mais complicado que escrever

Escrevo nessas horas sem pensar

Se penso, escrevo anedotas

Se escrevo anedotas me perco.

Se me perco, não me encontro

Se não me encontro, perco o que penso dentro de mim.

Daí, não sai nem mesmo um texto,

Ou sequer uma frase.

Assim, é difícil dizer,

Pensar algo novo se me torna martírio

Pois sofrível se torna o hoje

Quando todos esquecemos que amanha é outro dia

Quem sabe amanha eu escreva?

Pensar é cansar-se parado

Cansar-se é pensar em demasia

Demasia é a morte para o conservador

Quando algo é demais, qualquer um desconfia,

Assim como o santo e a esmola

Refletir é pensar descansado

Mas descansar é não pensar ...

Nem refletir

É descansar

E apenas isso!

A paz é algo que se faz

Seja para o mundo

Seja para si próprio

É um castelo de tijolos soltos construído por nós

É algo que se conquista

É uma busca incessante

Seguem-se as pistas

Pelo caminho elas estão espalhadas

Basta para elas olharmos

Nos agacharmos e pegá-las

Quase em uma reverência

E quando menos esperarmos

A paz se nos manifesta como um primeiro raio de sol do dia

Pense menos

Escreva mais

E leia menos se necessário for

Pois nem todos sabem escrever

Assim como nem todos sabem pensar

Mas quando se escreve, sabe-se pensar

E se sabemos pensar, escrever torna-se fácil

Agradar a todos que sempre será difícil

Só o tempo dirá o que há

Ou o que falta

Ou o que temos.

Coletamos durante a vida um excesso de bagagem

Desfaremo-nos dela em breve

Esse breve pode durar anos

E os anos podem ser como em dias

Não entendes, te explico!

Não sei explicar, me calo.

A vida é um martírio,

Uma repetição de atos,

De coisas.

Basta lermos nossos dias

e interpretarmos o que dele vier

Repita o que te agrada

Não se importe com a rima

Pois a rima é um controle descontrolado

Imposição desenfreada

Maquina dominadora da mente

Não rime seus versos com os dos outros

Não aja como eles.

Seja o que te satisfaz

Mas preocupe-se com os outros

Preocupe-se em ver quem se preocupa contigo.

Se te impõem algo,

Imponha-se-lhes como humano que és

Pois mais é feliz aquele que pensa pouco

Pois se pouco se pensa, pouco se preocupa

Se pouco se preocupa, menos ainda se tem a pensar

E assim tornar-nos-emos felizes,

Isso nos basta por ora!


Pedro Guisax

Tragédias no Mundo!!! Seria um prefácio para o fim do Planeta Terra???

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Recentes tragédias nesse ano de 2010 tem assolado diversos pontos na Terra, os terremotos no Haiti e no Chile, as torrenciais chuvas no Brasil, no Peru e na Ilha da Madeira (Portugal), as densas nevascas que assolaram a Europa e os Estados Unidos, tudo isso somado a recente exibição nos cinemas do filme 2012, que mostra catastrofes ambientais que destruiria grande parte do planeta, fazendo aumentar o nivel do mar e acabando com boa parte da raça humana. Tudo isso é um prato cheio para encher a mídia sensacionalista, profetas charlatões, programas que usam a desgraça alheia para ganhar audiencia, falarem que o mundo está acabando, que o dia do julgamento está próximo. Será mesmo???
Vejamos o que já ocorre no mundo desde os primórdios. O planeta Terra surgiu de uma explosão conhecida como Big Bang, no inicio não tinhamos vida na Terra, era quase como uma esfera de magma, vulcões, até que fenomenos naturais foram acontecendo e a atmosfera surgiu, comecou a surgir a agua (principal fonte de vida) e na agua comecou a surgir as primeiras formas de vida. Essas formas de vida foram aos poucos sofrendo mutações. Mas não só a vida no planeta que sofreu mutações, o próprio planeta sofreu mudanças nos bilhões de anos de vida. Os continentes como hoje conhecemos eram no inicio uma grande massa continental conhecida por Pangéia.
Então desde os primórdios, tudo que está no planeta sofre grandes mudanças no decorrer dos tempos. Infelizmente, também, desde os primórdios da raça humana, há a idéia de que o mundo um dia irá acabar. Os povos medievais falavam que o mundo não chegaria ao ano 1000, em 1999 surgiu uma grande polêmica acerca de uma previsão de um profeta francês chamado Nostradamus falando que o mundo iria acabar em 1999 e agora no século 21, temos que o calendário Maia fala que o mundo acabará em 2012. Vamos a uma analíse simplória o Planeta Terra, tem bilhões de anos, então não é um mundo que tem a idade que o calendario romano nos fala (pois devemos lembrar que o calendário em questão iniciou-se a contagem a partir do inicio da era Cristã), então dificilmente será possivel prever um ano como O DIA FINAL. E também deve-se ressaltar que hoje temos diversos calendarios no mundo, temos o calendário romano, o calendário chines, o calendário muçulmano e o judeu.
Nada de alarde, o mundo não está acabando. Já tivemos eras glaciais, hoje, temos em vista um Aquecimento Global. Podemos culpar a grande emissão de gases poluentes em nossa atmosfera, o grande volume do desmatamento nas florestas não apenas no Brasil, mas no mundo todo, mas também temos que levar em consideração que podemos estar presenciando uma da mudanças que o planeta Terra sofreu no decorrer de sua existencia e podemos sim talvez, estar acelerando essa mudança e a tornando mais drastica para os seres vivos.
Agora vamos ver a algumas das recentes tragédias que vem ocorrendo em 2010. A primeira do ano aconteceu em janeiro no Haiti. Cabe lembrar em primeiro lugar, a posição geográfica do país, entre duas fortes placas tectonicas. Em segundo lugar vamos ver a situação socioeconomica do país, infelizmente é o mais pobre da América Latina e um dos mais pobres do mundo. Esse são os fatores que agravaram a tragédia, pois, um terremoto sempre abalada qualquer estrutura, mas um país tão pobre quanto o Haiti, onde as construções não tinham grandes estruturas, isso com certeza aumentou a tragédia, pois elas não resistiram ao tremor como deveriam e mataram boa parte da população haitiana. No Chile a situação foi um pouco diferente, o país resistiu melhor ao forte tremor, tendo sofrido mais com a tsunami que foi causada pelo terremoto por negligencia dos responsaveis pelo alerta que é emitido pelo país quando ocorre suspeitas de ondas gigantes no litoral. As chuvas no Brasil, pego para analíse a que castigou o Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, estava previsto uma forte chuva. Mas acontece que a cidade do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo são cercadas pela grande aglomeração de favelas, construindo casas em zonas de alto risco. O poder municipal e estadual, simplesmente se omitem em relação a isso, preferem simplesmente esconder isso de turistas, mas quando ocorrem essas tragédias, saem das gavetas inumeros projetos para retirar os moradores das favelas, mas que nunca são colocados em práticas. Então de quem é a culpa nesse caso do Rio de Janeiro? Dos governantes por se omitirem tanto em relação as ocupações irregulares? Da população que não tem onde morar e acaba ocupando as zonas de riscos? Ou da chuva que cai sem dó ou piedade? Na minha opinião é dos governantes por se omitirem e só quando pressionados é que mostram varios projetos.
Essas são as possiveis causas do fim dos tempos que vem acontecendo no mundo hoje em dia. E graças a nossa mídia sensacionalista que causa diversos alardes sobre o fim do mundo somente por causa de tragédias que ocorrem por fenomenos naturais, mas que são agravadas pela irresponsabilidade das pessoas, pela omissão e pela falta de renda para se ter uma vida descente.
(Rafael Vitoreti)